Edição 108

Ademanda por suplementos nutricionais tem crescido entre os brasileiros, seja na tentativa de melhorar o aporte de nutrientes, na busca de prevenir doenças ou na procura de melhorar a performance esportiva. Muito se tem divulgado sobre seus benefícios, assim como o que acarreta a sua falta.

Tanto é que a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colabora ao divulgar um quadro da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de cada elemento nutricional, de acordo com a faixa etária. Isso aumenta a procura por suplementos, tendo em vista que hoje as pessoas estão mais conscientizadas de que a boa nutrição é a base da boa saúde. Números da IQVIA apontam para essa realidade.

Shakes e emagrecedores registraram alta de 25%, em valor, no último ano, seguidos pelos produtos voltados para nutrição adulta (+21%); suplementos esportivos (+13,4%); polivitamínicos (+9,8%); e vitaminas (+8,3%). Diante desse cenário, a importância das farmácias tem se fortalecido neste nicho. O canal farma tem maior credibilidade junto à população que procura informações fidedignas para a aquisição e o uso dos complexos vitamínicos e suplementos.

A orientação do farmacêutico que está sempre presente nas farmácias traz essa segurança. Leia a reportagem de capa desta edição na íntegra e não deixe de ofertar essa categoria que está cada vez mais promissora. Outro destaque fica por conta de uma categoria muito especial e que requer sua atenção, a de maternidade. A maioria das mulheres ainda carrega o desejo de ser mãe.

No entanto, devido a mudanças profundas na configuração da vida em sociedade, o cenário da maternidade no Brasil sofreu muitas alterações nos últimos anos. Um dos principais agentes foi a entrada da mulher no mercado de trabalho e a consequente mudança do papel dela dentro da sociedade.

No corpo é onde ficam concentradas as transformações trazidas por períodos marcantes da vida de uma mulher e é na farmácia que esse público vai buscar por itens de prevenção e tratamento. Boa leitura!

Gustavo Godoy Diretor